byGicel

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SOBRE O NATAL

Feliz Natal!
 
- O pinheiro é o representante nacional, na Europa, das coníferas - chamadas ever-green ou sempre-verdes, porque não perdem as folhas no inverno.
- A primeira árvore de Natal, decorada como estamos acostumados a ver, apareceu na Alsácia, região entre a França e a Alemanha de hoje, em 1605. Seus ramos enfeitavam as casas em épocas frias e, diziam, asseguravam a abundancia de pão e riquezas.
- O ponto central do ciclo de Natal é a Missa do Galo realizada na noite de 24 de dezembro. Até o século IV, o Natal não tinha data fixa, pois ora era realizado em janeiro, ora em abril. O Papa Júlio I, em 376, fixou a data de 25 de dezembro.
No ano de 476, a Igreja autorizou o sacerdote a rezar três missas no Natal: a primeira seria à meia-noite – hora do nascimento -, a segunda de madrugada – hora da adoração dos pastores – e a última no nascer do sol. Esta ganhou o apelido de Missa do Galo, porque ele é o animal que anuncia o dia enquanto ainda é noite.
- A tradição de trocar presentes no Natal, deve estar relacionada com os presentes que os três Reis Magos trouxeram para o Menino Jesus. Só no início do século XX, os presentes passaram aos poucos a assumir o papel principal nas festas, graças tanto ao apelo comercial como à influência da história do Papai Noel.
- O Natal brasileiro é folclórico. Começa no dia 06 de dezembro e termina em 06 de janeiro com a folia dos reis. A marca comum é uma incrível misturada. De um modo geral as danças vieram da França e evocam os bailes medievais. A música é inspirada nos ritmos afro-brasileiros e poetas populares constroem versos para os brincantes, personagens extraordinários, que se comprometem com a folia por sete anos e encarnam mouros e cristãos portugueses, anjos e diabos, pastores e reis magos, reis e rainhas – todos desfilando em honra do Deus Menino.
- A palavra presépio vem do latim praesepium e significa curral, estrebaria. Havia um presépio pintado nas catacumbas de São Sebastião, num túmulo de uma família cristã que viveu por volta do ano 380.
- No Brasil, o presépio é um símbolo marcante do Natal. Em alguns lugares a Natividade é encenada com figuras vivas e Deus Menino pode ser uma criança negra ou indígena.
Na casa de um meu amigo, na encenação, ele foi o São José, a esposa a Santana, a filha de dez anos a Nossa Senhora e a filhinha recém-nascida de uma amiga foi o Menino Jesus – linda e emocionante a festa!
- Não pode faltar luz no presépio. É comum manter-se junto uma lamparina candeia ou uma vela que é acesa ao pôr-do-sol. O Deus Menino, ao nascer, era pagão e não podia dormir no escuro, pois alguma bruxa poderia vir e pegá-lo.
- O burro e o boi são figuras tradicionais nos presépios. O burro simboliza os pagãos e o boi os judeus, ambos sujeitos ao jugo da lei cristã.
- No folclore caipira, os três reis magos são: o Branco, o Caboclo e o Congo. O Branco é Melchior, ou Melquior, um ancião de barba branca e longa, que trouxe ouro puro para o Rei-Jesus; o Caboclo é Gaspar, forte, imberbe e de pele corada, que trouxe mirra para o Homem-Jesus: e o Congo é Baltasar, um negro forte de barba espessa, que trouxe o incenso para Deus-Jesus.
- No Natal, o importante é se alegrar pela vinda do Senhor. A diferença nos une e a alegria nos faz compartilhar, tornando-nos mais unidos na fé e no amor a Jesus Cristo, formando assim uma só família, a família de Deus e de irmãos.
Vivamos com imensidade a nossa vida, o nosso Natal!
  Feliz Natal e próspero 2012!
gicel

Nenhum comentário:

Postar um comentário