byGicel

domingo, 4 de dezembro de 2011

A FORMIGUINHA LABORIOSA

 A FORMIGUINHA LABORIOSA
Sobre o assédio moral e perseguição
                           Todos os dias a formiga chegava cedinho à repartição e desatava a trabalhar, pois tinha muitas formiguinhas para sustentar.   Produzia e era feliz.
                 Mas o novo chefe, Sr. Leão Nardo, que assumira o posto recentemente,  estranhou que a formiga trabalhasse sem supervisão, e deduziu "ora, se a formiguinha produz um tanto sem supervisão, melhor seria se fosse supervisionada..."
                 E assim o novo administrador contratou a Barata Vital, alguém muito importante e que, segundo alguns entendidos (e por que não dizer: puxa-sacos ?) tinha muita experiência como supervisora, fazia belíssimos relatórios e trazia informações.  A primeira preocupação da  Barata foi a de estabelecer um relógio-ponto digital datiloscópico para controlar a entrada e saída da formiguinha da repartição.  
                Em seguida a  Barata precisou de uma secretária para ajudá-la a preparar e digitar os relatórios. Assim, contratou a Mosca que, além de ficar só voando prá lá e prá cá, organizava os arquivos.
 
               O Sr. Leão Nardo ficou encantado com os relatórios da Barata e pediu ainda estatísticas e gráficos com índices de produção e análise de tendências, os quais eram mostrados em reuniões específicas para o caso. Foi então que a Barata acautelou um lap top e uma impressora laser e admitiu o Grilo Falante para gerir o departamento de informática e informações.
          O Grilo  ficou grilado com todos os acessos de Internet, ligações telefônicas e começou a controlá-los repassando-os aos ouvidos da Barata, que por sua vez os relatava ao Sr. Leão Nardo. Qualquer pó, um cisco qualquer que a formiguinha colocasse em lugar indevido, recebia uma repreensão e punição.
                A formiguinha, autêntica e prática, e que não gostava de afagar egos e satisfazer caprichos de chefe, de produtiva e feliz, passou a lamentar-se com todo aquele universo de papéis, burocracias, picuinhas e reuniões que lhe consumiam o tempo ! 
                Com o passar dos dias o Sr. Leão Nardo concluiu que era o momento de criar a função de Gestor para a área onde a formiga operária trabalhava. O cargo foi dado a uma Cigarra, cuja primeira medida foi comprar uma carpete e uma cadeira ortopédica para o seu gabinete.
     A nova gestora, a Cigarra, precisou ainda de computador e de uma assistente (que trouxe do seu anterior emprego) para ajudá-la na preparação de um plano estratégico de otimização do trabalho e no controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e a cada dia se mostrava mais enfadada, desestimulada, desencantada e deprimida. E ficava agora só pensando besteiras, e não mais tinha tempo para pensar em trabalhar. 
              Foi nessa altura que a cigarra convenceu o gerente, o O Sr. Leão Nardo, da necessidade de fazer um estudo climático do ambiente. Ao considerar as disponibilidades, o Sr. Leão Nardo deu-se conta de que o Gabinete em que a formiga trabalhava já não rendia como antes, e contratou a dona Joaninha, uma prestigiada consultora, muito famosa em auditoria, para que fizesse um balanço, com diagnóstico e soluções.
                A Joaninha permaneceu três meses nos gabinetes e fez um extenso relatório, austero, em vários volumes, que concluía:
                "Há muita gente neste setor".  
               Adivinhem quem o Sr. Leão Nardo começou por despedir ?  A formiga, é claro, despedida por contumácia  porque  "andava muito negligente e improdutiva".
               E a formiguinha, trabalhadora laboriosa, diante de tanta perseguição, desempregada, infartou. Dizem que surtou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário